A Roleta
Você está no Museu OtaFundação Ota

PORNÔ COMICS
Em 13 de fevereiro de 1982 a Semana de Arte Moderna de 22 estava fazendo 60 anos. Para comemorar a efeméride, o Movimento de Arte Pornô resolveu fazer a Passeata Pornô no Posto 9 em Ipanema, onde todos os integrantes ficaram pelados e por pouco não foram presos por atentado ao pudor. Recitando poesias e à frente do movimento estava a Gang Pornô, encabeçada por Cairo Assis Trindade (O Príncipe Pornô) e Eduardo Kac (O Bufão do Escracho), e com a participaçào de Teresa Jardim (A Dama da Bandalha), Denise Trindade (A Princesa Pornô e mulher de Cairo), Sandra Terra (Lady Bagaceira) e Ana Miranda (A Cigana Sacana) e ainda Cíntia Dorneles e as crianças Daniel e Joana Trindade (Os Surubins).O Movimento de Arte Pornô era formado por um grupo de poetas que faziam livros artesanais e os vendiam de mão em mão. Nessa época, eles realizavam várias performances em locais públicos, e o auge foi a Passeata Pornô no Posto 9. Mais tarde o grupo se dispersou.
Ota era amigo dos integrantes e, sabendo de antemão da passeata-surpresa, produziu e imprimiu em menos de uma semana o gibi Pornô Comics, de 8 páginas, que era justamente sobre a passeata. Os personagens eram os próprios membros da Gang Pornô. A tiragem foi de cerca de mil exemplares.
Dois anos depois, em 1984, a história foi republicada na íntegra na Antolorgia de Arte Pornô, lançada pela Editora Codecri.


COMENTÁRIOS DO OTA SOBRE ESTA REVISTA:
"Já tinha esbarrado com o pessoal da Gang antes nos bares do Rio, mas só foi uns quinze dias antes da passeata que fiquei sabendo que uma das garotas da Gang, a Teresa Jardim, era minha vizinha em Santa Teresa. Acabei ficando amigo de todo o grupo e decidi fazer o gibi a toque de caixa para homenagear eles. O gibi foi lançado oficialmente na própria passeata. O plano deles era fazer uma roda na praia, declamar as poesias e tirar a roupa. Se a Polícia aparecesse, todo mundo mergulharia no mar e colocaria as sungas e biquínis dentro da água para evitar o flagrante. Acabou não acontecendo nada. Um camburão passou de longe mas nem tiveram coragem de chegar perto.
A Gang acabou se dissolvendo. Cairo e Denise foram para um lado e Kac para o outro, Teresa foi morar em Friburgo, Sandra Terra foi pra Macaé, e a Ana sumiu.
O que foi feito deles? Bem, Cairo e Denise continuam casados até hoje e fazendo poesias, Kac está morando em Washington, Teresa continua em Friburgo até hoje e cheia de filhos. A Ana é secretária de cultura em alguma cidade do Nordeste e a Sandra faleceu. Os Surubins já estão na casa dos vinte anos."


VOLTAR À HOME-PAGE DO OTA
CONTINUE A VISITA PELO MUSEU OTA