Outros verbetes da Otapédia

Carlos Zéfiro
Revista Mad
Spektro

Spektro foi uma revista de terror editada por Ota, a partir de 1977, durante sua gestão de quadrinhos na Editora Vecchi. Ao todo saíram 28 edições
A revista começou publicando material importado (Doctor Spektror, da Western Printing), mas a partir do segundo número começou a publicar histórias nacionais, feitas por um time que foi aumentando e acabou ocupando toda a revista. Além de veteranos como Jayme Cortez, Júlio Shimamoto, Flavio Colin, Eugênio Colonnese, foram revelados novos talentos como Watson Portela, Elmano Silva, Zenival, Cesar Lobo, Olendino Mendes, e jovens desenhistas como Ofeliano, Antonino Homobono encontraram capo para trabalhar. O sucesso dessa revista motivou o surgimento de filhotes, como Sobrenatural, Histórias do Além e Pesadelo, além de vários almanaques e edições extra.
Várias séries surgiram na revista, como Jonas Beltron, O Trio Diabólico, Monstros do Hotel Nicanor, Paralelas, Jesuíno Boamorte e muitos outros. As histórias eram escritas por diversos autores como Patati, Júlio Emílio Braz, Ivan Jaf, César Lobo, além do próprio Ota, que usava inúmeros pseudônimos.
Apesar de as vendas serem satisfatórias nenhuma das revistas, nem mesmo o carro-chefe da Vecchi, Mad, sobreviveram à falência da editora entre 1982 e 1983. A Mad foi retomada pela Record, mas todas as revistas de terorr ficaram órfãs. Alguns anos depois a Press Editorial lançou uma imitação chamada Spektros, de qualidade inferior, embora usasse alguns dos mesmos artistas da revista original.
Em 1994 Ota lançou uma edição independente de Spektro reunindo os antigos colaboradores, pelo selo Otacomix, mas esta série não passou do primeiro número devido a uma distribuição muito precária.




CARLOS ZÉFIRO ORIGINAL c.1964